sábado, 19 de julho de 2008

Punhos e golas

Para limpar golas e punhos faça uma mistura com amônia na proporção de uma colher de sopa para um copo ou 250ml de água.Pegue um pano branco umedecido nesta mistura e passe sobre a região da gola ou do punho que estiver encardida. Depois, lave bem com água e sabão de coco e coloque para secar.

Roupas delicadas

Coloque-as em uma fronha, feche com um fio de plástico ou barbante e lave junto com o resto da roupa.

Suéter preto

Aproveite a água em que cozinhou espinafres para lavar os suéteres de cor negra. Só espere a água amornar. Eles ficarão com um brilho bonito, como novos.

Queijo macio

Para conservar o queijo macio passe uma camada fina de manteiga ou de margarina na parte cortada. O queijo não ficará duro.

Alface

Para conservar a alface bem fresquinha, guarde-a na geladeira dentro de um saco plástico bem fechado. Assim ela dura até cinco dias.

Batata frita sequinha e crocante

Antes de fritar, passe a batata rapidamente na farinha de trigo

Ou, depois de descascadas e cortadas, coloque-as de molho em uma vasilha, com água e duas colheres de vinagre, por 30 minutos. Escorra e frite.

Salsinha

Para dar maior durabilidade à salsinha corte-a e guarde-a num pote, dentro do congelador. Ela dura o ano todo sem melar.

Legumes verdinhos

Para deixar alguns legumes mais verdes, como a vagem e o chuchu, junte uma colher de chá de açúcar à água do cozimento. Faz o mesmo efeito que bicarbonato de sódio e não altera a qualidade dos alimentos.

Para conservar o verde natural do espinafre, logo após o cozimento, mergulhe-o na água fria.

Para conservar a cor da beterraba, adicione uma colherinha de açúcar à água do cozimento ou duas ou três colheres de sopa de vinagre. É importante também não cortar totalmente a rama da beterraba. Deixe pelo menos uns dois centímetros para conservar a cor.

Batatas

Para fazer purê, nhoque e bolinhos, cozinhe as batatas na hora de preparar a receita. Se a batata esfriar, a massa ficará granulosa.