sábado, 26 de setembro de 2009

Receita do dia - Pão de queijo


Pão de queijo da Rose

Ingredientes
1 quilo de polvilho azedo
4 ovos (grandes) inteiros
2 ½ medidas de leite ( copo de requeijão)

1 ½ medida de óleo ( copo de requeijão)
½ quilo de queijo minas meia cura ou padrão ralado
100 gramas de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) rasa de sal

Modo de preparar
Em uma bacia, coloque o polvilho e reserve. Coloque em uma leiteira o leite,o óleo e o sal, leve ao fogo até levantar fervura. Junte a fervura aopolvilho, e sove bem a massa. Acrescente o queijo minas, o queijoparmesão e os ovos. Trabalhe a massa por mais alguns minutos, façabolinhas do tamanho desejado. Leve para assar em forno 180° por mais oumenos 30 minutos.

OBS: O forno não deve ser aberto nos primeiros 15 minutos para que nãoatrapalhe no crescimento dos pães.

Qual o melhor peixe para fazer moqueca?


O cherne, badejo, robalo, dourado, namorado e o cação são peixes que não desmancham aos serem cozidos e por isso são ideais para pratos como a moqueca.


Para evitar o cheiro de peixe na hora de temperar:
Procure usar sempre um recipiente de louça ou de vidro para lavar e temperar o peixe. A superfície lisa impede que resíduos fiquem depositados, deixando o recipiente malcheiroso. Na hora de lavar, jogue um pouco de suco de limão na última água. Aproveite e esfregue um pouco nas mãos para tirar o cheiro de peixe e enxágüe bem.

Para tirar o leite do coco ralado


Coloque o coco ralado em uma tigela, molhe com uma xícara de leite quente. Esprema a polpa de coco em um pano de prato bem limpo e seco, sobre uma travessa. Torça e aperte bem, para tirar todo o leite do coco.

Bifes e filés de frango bem fininhos

Coloque os bifes e filés de frango, um a um, em um saco plástico e amasse-os com um rolo de massas em várias direções. Aos poucos a carne afina e chega até a dobrar de tamanho.

Dicas de bacalhau


  • Se o bacalhau ficar muito salgado, cubra-o com leite, leve para ferver e deixe-o por 30 minutos. Se necessário, repita a operação.

  • Guarde o bacalhau sempre em local seco e refrigerado.

  • O bacalhau salgado e seco não deve ser congelado, nem mantido a temperaturas altas, que lhe dão uma cor avermelhada e alteram o seu sabor original.

  • O bacalhau só deve ser congelado depois de dessalgado. Depois de tirar o sal, enxugue-o com um pano limpo, apertando levemente. Pincele com azeite toda a sua superfície, para evitar que ele fique ressecado pelo gelo. Guarde no congelador num recipiente hermético.

  • Na hora de descongelar o bacalhau, o ideal é retirá-lo do congelador ou do frezzer, colocar na geladeira e esperar pacientemente. Mas não há inconveniente em fazer o descongelamento em temperatura ambiente.